Esporte & Lazer - Submarino.com.br

domingo, 17 de maio de 2009

Puxando ferro


A musculação é uma das modalidades esportivas mais comuns. Está presente em qualquer academia. Algumas até só possuem a musculação como modalidade. Ela é tão popular por trabalhar os músculos de nosso corpo de forma a deixá-los mais aparentes. Mas sua importância vai além do ganho de massa muscular.

“Puxar ferro”, como a musculação também é conhecida, deixa o corpo todo durinho, com nada fora do lugar. Mas ela também ajuda a melhorar a postura, protege as articulações, ajuda a emagrecer, aumenta a flexibilidade e previne a osteoporose. Com tantos benefícios, a musculação conquista cada vez mais adeptos. Alguns até incomuns há tempos atrás, como adolescentes e idosos. Alguns médicos já estão indicando-a para tratar diversos males.

Basicamente, a musculação tem como objetivo fortalecer e tonificar os músculos de nosso corpo através da repetição de movimentos com sobrecarga de peso. Existem alguns grupos de músculos que não são muito utilizados no nosso dia-a-dia. A musculação trabalha e previne problemas que podem aparecer por causa da falta de uso deles.

A sobrecarga que a repetição e a intensidade de exercícios gera no corpo provoca lesões muito pequenas nas fibras musculares. Depois dos exercícios, o núcleo das fibras produz actina e miosina, para sanar estes danos. Estas proteínas causam o aumento da massa muscular. Cada vez que houver esforço e as microlesões, elas estarão lá, aumentando a musculatura. Este processo é chamado hipertrofia. Mas cuidado! Não vá exagerar! As regiões exercitadas necessitam de tempo para se recuperar. Em média, são dois dias para descansar.

Quando atingimos
25 anos, como é meu caso rsrsrsrs, nosso corpo começa a perder massa magra e a acumular gordura. Isto fica pior para quem é sedentário. Chegamos a perder de 8 a 10% por década na falta de exercício. E o resultado é uma velhice com mais gordura no corpo, flacidez, forte atrito nas articulações e ossos cada vez mais fracos.

A musculação é perfeita para quem está sedentário há algum tempo. Ela não exige muito fôlego e mexe com o corpo todo. Puxar ferro também é um ótimo exercício para o coração. Procure um médico e peça orientação. Principalmente se você for adolescente ou idoso. O acompanhamento é sempre necessário.
Depois, é só entrar em uma academia e trabalhar os músculos.

Nenhum comentário: