quarta-feira, 13 de março de 2013

Dieta da proteína, seguida por várias famosas, pode causar mal à saúde

Segundo médica, há perda muscular, mas não de gordura. 'Costumo dizer que é comum termos 'magros gordos'', diz a Dra. Suzete Motta.

 Proteína (Foto: Getty Images) 
Cortar totalmente os carboidratos da dieta favorece a uma perda de peso enganoso: perde-se músculos, não gordura corporal, diz a médica Suzete Motta (Foto: Getty Images)
Não faltam famosas que volta e meia dizem ter aderido à dieta da proteína, aquela que corta 100% os carboidratos. Recentemente, Bárbara Evans perdeu 10 quilos à base de grelhados, sashimis e saladas, e foi logo seguida pela mãe, Monique Evans, que enxugou oito quilos da silhueta com o mesmo regime. A cantora Mariana Belém também entrou na onda, e já deixou para trás sete quilos. Mas, afinal, será que esta dieta é saudável?
Segundo a Dra. Suzete Motta, médica com prática ortomolecular e formação em estética, na ausência do carboidrato, o corpo utiliza as proteínas como fontes de energia e um pequeno percentual de gordura, o que pode aumentar o risco de desenvolver doenças cardiovasculares e diabetes, além de promover vários efeitos colaterais como mau hálito, tontura, cansaço, fraqueza e perda de memória.
Mariana Belém e Bárbara Evans (Foto: Instagram / Reprodução - Marcos Serra Lima / EGO) 
Mariana Belém e Bárbara Evans estão entre as
famosas que aderiram à dieta das proteínas, não
indicada pela médica
De acordo com a médica, uma dieta sem carboidratos pode favorecer na perda rápida de peso enganoso. Explica-se: diminuindo o percentual de massa magra (músculo), pesa-se menos. Porém, isso não significa ter perdido gordura adequadamente, e a longo prazo as pessoas voltam ao peso anterior ou até acima . “Conforme a pessoa perde massa muscular,  ganha flacidez e aumenta o percentual de gordura corporal. Costumo dizer que é comum termos 'magros gordos'", diz. "Os carboidratos são indispensáveis para manter a saúde, pois são fonte importante de energia. Ninguém aguenta comer somente proteína e gordura por muito tempo".
Como não recebe carboidratos, o organismo utiliza a reserva de glicose armazenada no fígado e nos músculos, e depois a gordura do corpo. “Após o organismo utilizar a gordura do corpo para obter energia, substâncias são liberadas na corrente sanguínea, que exigem maior ingestão de líquidos para serem eliminadas pelos rins. O fígado começa a trabalhar mais por sentir falta de glicose. Todo esse processo induz a perda de peso rápida, o que não tem a ver com percentual de gordura. A pessoa também pode se sentir fraca, com raciocínio lento e mau humorada por não ter energia adequada”, conta a médica.
Carboidratos (Foto: Getty Images) 
Carboidratos são fontes de energia e devem ser
ingeridos diariamente, diz a médica Suzete Motta

Quem quer perder alguns quilinhos e enrijecer o corpo, explica a doutora, não deve cortar os carboidratos do prato. “As proteínas e carboidratos são necessárias para o funcionamento correto do corpo. Caso esses alimentos sejam restringidos da alimentação, o corpo não terá energia suficiente. O prato de todas as refeições deve ter carboidratos, proteínas, verduras e legumes. Para não cair na cilada das dietas milagrosas que prometem a perda rápida de peso e afetar sua disposição e sua saúde, procure reeducar seus hábitos alimentares. Essa é a melhor forma de perder gordurinhas continuando saudável".

sábado, 26 de janeiro de 2013

//Conheça a Melting Tights, a meia-calça que derrete

Quando você pensa que o mundo da moda esfriou um pouco, lá vem mais novidade por aí. Isso porque vira e mexe o universo fashion traz uma nova sensação que causa estranhamento no início, mas logo vira febre entre todos os fashionistas. Esse é o caso da Melting Tights ou meia-calça derretida. Elas são totalmente inusitadas e dão a impressão de que uma borracha está derretendo nas suas pernas. Diferente!
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A ideia é um pouco absurda e o preço mais ainda. Cada uma delas custa, em média, 50 obamas, o que em real fica por volta de 100 dilmas. Caro né? Criadas pela marca alemã URB, elas são feitas de látex e, acreditem, talco de bebê, que misturados formam esse “super” efeito. Nem os meninos escaparam e ganharam uma versão para eles. Ah, criaram até uma meia com o mesmo efeito. Really!
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Agora resta saber: hot or not?

Fonte: http://brandstyle.com.br/moda/

terça-feira, 1 de janeiro de 2013

Alimentos ajudam a combater a desidratação causada pela ressaca


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Quem abusou das bebidas alcoólicas deve tomar cuidado para não prejudicar a performance.

Álcool e exercícios não combinam, mas no fim do ano, com tantas confraternizações, o pessoal sempre acaba bebendo um pouquinho aqui, brindando um pouco a mais ali e, quando percebem – geralmente no dia seguinte – a ressaca está brava. A ingestão de álcool vem acompanhada de dois grandes problemas: 1) o grande número de calorias que essas bebidas possuem e 2) as grandes chances de levarem a um quadro de desidratação, pois segundo a nutricionista Carolina Cordeiro Quesada (carolbcordeiro@gmail.com ), a ingestão de álcool inibe o hormônio antidiurético, fazendo com que o indivíduo urine muito mais e perca mais água do que o normal.

Como sempre divulgamos aqui no Portal da Educação Física, a desidratação é perigosa para o organismo e afeta diretamente o desempenho dos atletas, sendo um fator de observação constante por parte dos profissionais de Educação Física e fisiologistas.

Prevenir para não remediar depois das festas de final de ano

Evitar a desidratação causada pela ressaca é possível e até preferível a sofrer com este mal. “O ideal é não beber de estômago vazio. Se você se alimentar bem nos dias em que estiver bebendo, vai se sentir melhor e a ressaca vai ser bem menor. Além disso, nesse calor, é preciso que as pessoas se hidratem o tempo todo”, reforça Carolina, que destaca que a ingestão de dois litros de água por dia é essencial para a saúde e deve ser um hábito do cotidiano, não apenas uma prevenção a ser adotada no dia em que vai beber. “Se a pessoa estiver desidratada antes de beber, os efeitos da desidratação e da ressaca serão muito piores.”

Para quem já foi “atropelado” pela ressaca, o ideal é investir, no dia seguinte, na hidratação, tomando bastante água, sucos, água de coco e isotônicos, além de alimentos leves, como saladas, arroz, grelhados, frutas etc para “ajudar” o organismo a se recuperar. “A água de coco também é uma boa escolha, pois contém minerais importantes para repor o que foi perdido com a desidratação”, ensina a nutricionista.
Além de água – que é sempre essencial e a melhor pedida -, alguns alimentos também contribuem com a hidratação e agregam valor a essa tarefa de reposição hídrica, como as frutas, “principalmente melancia, melão, laranja, entre outras que são mais ricas em água e podem ser consumidas em forma de suco ou in natura”. Comidinhas ricas em óleos e gorduras saudáveis também podem auxiliar a retardar este processo e minimizar o mal-estar da ressaca e Carolina cita as oleaginosas (castanhas de caju e do Pará, amêndoas, macadâmias, nozes etc).

Desidratação é um dos principais sintomas da ressaca
Às vezes a desidratação se instala de forma leve e um dos seus principais sintomas é a sede. Devemos ingerir líquidos o tempo todo, sem precisar esperar o corpo pedir. Além disso, quando o quadro é mais sério, o organismo demonstra com sonolência, mal-estar, enjoo, tontura, fraqueza – sinais que podem ser facilmente confundidos com os da ressaca em si. “Algumas pessoas chegam a desmaiar e ter maiores complicações por consequência da desidratação”, alerta Carolina.

Para evitar a ressaca e a desidratação consequente, é importante ainda que o indivíduo mescle um copo de bebida com outro de água, de forma a prevenir a perda hídrica enquanto se diverte. Além disso, “vale lembrar que o álcool contém muitas calorias. Muitos se enganam e, para ter uma ideia, uma tulipa de chope tem, mais ou menos, 100 kcal, dependendo do tipo. Se a pessoa passa muitas horas bebendo uma grande quantidade de chope, vai ingerir uma imensa quantidade de calorias. A caipirinha, dependendo dos ingredientes, chega a ter, aproximadamente, 300 kcal em um copo”, destaca a nutricionista.

Lembrete

Quem pretende disputar alguma prova agora no fim do ano ou quer simplesmente retomar os exercícios com a mesma performance, fica a dica: bebida alcoólica, bem longe!

segunda-feira, 31 de dezembro de 2012

Os dez mandamentos da atividade física

sábado, 22 de dezembro de 2012

Vença seu medo de dirigir

Autoconfiança é a chave do sucesso
Medo de dirigir é mais comum do que você pensa. 10% dos motoristas no Brasil têm medo de tirar o carro da garagem. Não poder levar a família e os filhos para a escola, por exemplo, é só um dos problemas que esse medo pode trazer. Mas a primeira coisa que você precisa fazer é aceitar que esse medo existe e enfrentá-lo. Se você já deu o primeiro passo, saiba que o medo sempre tem origem em algum trauma anterior: uma experiência ruim no trânsito, com um acidente mesmo que simples ou trânsito mais agressivo, podem desencadear esse tipo de reação.
O segredo para vencer o medo é um só: autoconfiança. Você precisa confiar no seu taco. É necessário se munir com toda a técnica possível e então repetir para si mesma que você está preparada e pronta para encarar mais esse desafio.
Repita o mesmo trajeto para ganhar experiência
Repita o mesmo trajeto para ganhar experiência
Trabalhe com a sua respiração. Quando o nervosismo começar a bater, respire e inspire lentamente pelo nariz. Isso vai te ajudar a ficar mais calma. E empregue esse exercício sempre que possível.

Comece tirando e colocando o carro da sua garagem, por exemplo. É um exercício simples e que ajuda a ganhar confiança. Quando estiver fazendo isso sem tremer, já pode passar para o próximo passo.
Em seguida, escolha um trajeto como o quarteirão ao redor da sua casa e percorra-o em um horário tranquilo. Escolha ruas sem crianças e sem muitos carros. Faça esse trajeto quantas vezes forem necessárias, até que você se acostume a ele e sinta confiança para partir para outros obstáculos. Quando estiver seguro o suficiente nesse trajeto, inicie outros caminhos, com subidas e descidas.
Mantenha a calma e controle sua respiração
Mantenha a calma e controle sua respiração
Não se assuste com os sinais do seu corpo ao medo, como tremedeiras e taquicardia, pois eles vão sumir com a prática. E mais importante: dirija para você! Não se preocupe com o que os outros vão pensar.

Letícia Assunção
 
Fonte: Leitura sobre o assunto na internet.

sábado, 15 de dezembro de 2012

Border Nails, a nova mania das unhas

Chega da unha de caviar ou da tendência das unhas pontudas, a nova mania agora entre as meninas é a Border Nails, que nada mais é do que um contorno pintado de um tom diferente do resto da unha. Para ficar legal, invista no contraste das cores, ou seja, destaca um dos tons para chamar a atenção pro esmalte. Se for do tipo mais discreta, aposte em tons mais clarinhos, mas se quiser ousar, já sabe né?
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              Quem trouxe essa tendência para as passarelas foi a Chanel. No desfile da grife, as modelos  apareceram com a unha rosa contornada de prata. Coisa fofa! Outra que adotou completamente ao visual das Border Nails foi a cantora Ke$ha. Conhecida por sua ousadia, ela se jogou na tendência. Olha só!
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Quer aprender? Se liga na dica abaixo:
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Invista!

10 sapatos para um guarda-roupa básico

Veja 10 pares essenciais para o seu guarda-roupa básico

Lembrete: Não faço propaganda para nenhuma marca, não é esse o objetivo, só citei as marcas dos Sapatos para o caso de alguma leitora ficar curiosa em saber...Mas todos esses modelos são encontrados em diversas marcas e a preços bem populares para todas as classes sociais.

Os sapatos têm o poder de modificar o visual, para deixar o look estiloso e interessante. Por causa disso, muitas mulheres são apaixonadas por esses acessórios, comprando muitos modelos que nem serão utilizados.  

Se você tem problemas com a falta de espaço, ou se deseja evitar o desperdício, o ideal é você optar pela compra de alguns modelos, que não podem faltar no seu guarda-roupa. Confira dez sugestões de pares essenciais para um guarda-roupa básico, e tenha sapatos lindos para você usar em todas as ocasiões.

Scarpin de camurça preto
Fabricante: Shoestock
Preço médio: R$179,90
É uma peça muito versátil, que pode ser utilizada para o trabalho ou para festas. Fica muito bem com roupa social.





 
Peep Toe meia pata em couro ecológico e verniz 
Fabricante: Corello
Preço médio: R$199,00
Pode ser usado com calças ou saias, para trabalhar ou para passear. É muito confortável e sofisticado, conferindo um look muito elegante e sensual. Escolha uma cor neutra, que combine com a sua pele e com diversas roupas. 




 Tênis Running feminino Air Relentless
Fabricante: Nike
Preço médio: R$199,90
É ótimo para o dia a dia e para os passeios no parque. Escolha um modelo moderno e bem feminino para você ficar linda também nos momentos de descontração.
 


 Rasteirinha de couro em prata velha
Fabricante: Shoestock
Preço médio: R$169,90
A rasteirinha é perfeita para passear na praia, no clube, e até mesmo em casa. Esse tipo de calçado é bem confortável e fica ótimo com vestidos, cangas ou saias. 

Sapatilha em couro metalizado texturizado
Fabricante: Corello
Preço médio: R$179,00
Sapatilhas são calçados muito confortáveis, excelentes para o dia a dia. Esse modelo pode ser usado com calças ou saias, e é adequado para trabalhar ou para passear.
 

Fabricante: Ramarim
Preço médio: R$129,00
Fica ótima com jeans, legging, vestidos e saias curtas. É uma excelente opção para os dias mais frios, e ajuda a alongar a silhueta. 



Bota de montaria de couro - café
Fabricante: Shoestock
Preço médio: R$179,90
As botas baixas são ideais para o inverno, pois oferecem calor e conforto para os pés. As botas de montaria caem perfeitamente bem com legging ou meia-calça.




Sandália metalizada de salto alto
Fabricante: Meio Ponto
Preço médio: R$129,90
Essas sandálias metalizadas em ouro ou prata ficam ótimas com os vestidos de festa, oferecendo glamour e sofisticação. Além disso, elas também podem ser usadas nos visuais mais descontraídos, conferindo um look leve e feminino.




 Anabela de salto médio
Fabricante: Via Marte
Preço médio: R$124,90
É muito feminina e confortável, para você compor um look bem casual. Combina muito bem com shorts, saias e calças. Também fica ótimo com saias e vestidos evasês ou estampados.
 


Sapato Oxford
Fabricante: Piccadilly
Preço médio: R$119,00
Inspirado nos modelos masculinos, esse calçado é confortável e estiloso. Ele fica ótimo com peças de alfaiataria como o blazer. Opte por cores neutras e tons pastéis.
  
Fonte: http://br.mulher.yahoo.com