Esporte & Lazer - Submarino.com.br

sábado, 2 de maio de 2009

Jovens consomem suplemento alimentar em excesso


O jovem que malha quatro vezes por semana, de uma a duas horas, não precisa tomar suplemento. Está cada vez mais comum o uso de suplementos alimentares nas academias de todo o mundo. A busca incessante por músculos torneados e corpo definido faz com que alguns jovens percam o controle e consumam estas substâncias exageradamente, esquecendo os danos que isso pode vir a causar.
Pesquisas revelam que 62% dos frequentadores de academias em São Paulo, entre 15 e 25 anos, consomem algum tipo de suplemento alimentar. E mais de 80% desses jovens compram e ingerem os produtos sem recomendação médica ou nutricional.
Foram entrevistados 201 jovens de redes de academias de São Paulo. Os dados obtidos mostram erros e exageros no consumo dessas substâncias, que acabam provocando danos à saúde quando são ingeridas sem necessidade, em doses erradas e por um prazo muito longo. E isso é feito pela maioria dos usuários pesquisados.
Além disso, a pesquisa mostra que quanto mais jovens, maior é o uso dessas substâncias. Os homens são os que mais consomem suplementos e, muitos deles, ainda falam sobre amigos e familiares que também utilizam esse tipo de substância.
Nutricionistas afirmam que muitas pessoas ingerem os suplementos e nem sabem para que servem. Sabe-se que "o jovem que malha quatro vezes por semana, de uma a duas horas, em mais de 90% dos casos não precisa tomar suplemento. Com a própria alimentação ele supre as carências nutricionais."
O maior problema é que grande parte dos jovens não medem as consequências quando a beleza do corpo está em jogo e, muitas vezes, acreditam que a ingestão de suplementos é o melhor caminho.

Nenhum comentário: