Esporte & Lazer - Submarino.com.br

sexta-feira, 10 de abril de 2009


EXERCÍCIO DE AGACHAMENTO, APROPRIADO OU NÃO.


Vemos nas academias de ginástica, muitos alunos realizando o exercício de agachamento, ele pode ser realizado nas aulas de Body Pump, Ginástica localizada, Local-Bike, na Musculação e também em outras modalidades. Muitas pessoas acham que o agachamento não é um exercício apropriado e que ele pode causar lesões, como lombalgias, mas será que o exercício de agachamento provoca lombalgias? Corretamente não provoca lombalgias. Ou seja, todas as curvaturas naturais da coluna devem ser mantidas a fim de evitar aumento da pressão intradiscal. A retificação de qualquer uma das curvaturas da coluna pode representar uma diminuição da capacidade de dissipar forças verticais em até 50% . Infelizmente, ainda existe em algumas academias, uma história de encaixa quadril que nada mais é do que uma mania pra tudo de fazer uma retroversão do quadril. Isso é aplicado somente para quem tem hiperlordose lombar. Assim mesmo, não significa retificar a coluna, e sim levá-la a uma posição que seria anatômica.

Fundamentação dos Itens de Segurança na Execução do Agachamento:

1) A carga deve estar devidamente ajustada ao aluno de tal forma que ele possa executar o movimento sem desequilíbrio e sobrecargas articulares.

2) Deve ser observada a flexão máxima do joelho até 90º evitando a projeção da tíbia sobre os ligamentos do joelho como resultado das forças vetoriais e do próprio fato dos pés, estando fixos no chão não facilitarem a rotação normal.

3) Outro fato que justifica, é que essa articulação do joelho não executa um movimento de dobradiça pura e simples. O fêmur rola, desliza e gira sobre a tíbia.

4) Na fase negativa, flexão dos joelhos, deve-se evitar a projeção do joelho à frente aumentando o braço de alavanca. A força muscular do quadríceps a 90º é de 2,6 vezes o peso corporal podendo ser multiplicada na medida do aumento do braço de alavanca. O agachamento é um dos melhores exercícios, simplesmente por ser um dos gestos funcionais mais comuns a todos: sentar e levantar de uma cadeira.

Seguindo estas orientações, realizando este exercício com supervisão de um profissional de Educação Física, observando os seus limites, não haverá problemas.

Nenhum comentário: