A Yoga é ideal para as grávidas, pois seus exercícios respiratórios são úteis na hora do parto...

A primeira coisa a fazer é verificar como anda a sua gravidez através do pré-natal. Com a liberação do médico, mexa-se! As atividades físicas durante a gravidez trarão muito mais vantagens para você e o seu bebê.
Um ponto positivo dos exercícios durante a gravidez é que eles facilitam o trabalho de parto. Eles também podem manter você em forma, manter ou aumentar sua flexibilidade, prevenir a prisão de ventre, que é muito comum entre as grávidas, e controlar seu peso.
Os exercícios físicos no período da gravidez devem ser moderados. Em caso de algum problema, como enjôo, mal-estar, dor ou sangramentos durante a atividade, procure logo seu médico. Se perceber que está suando além do normal, beba bastante água para repor os líquidos. Não se esforce demais. A gravidez leva a um esforço maior do seu coração, pois ele tenta manter a pulsação abaixo de 145 batimentos por minuto. Se você não conseguir conversar durante o exercício, já passou do seu limite.
Existem algumas atividades físicas que são mais indicadas para as grávidas. A natação é uma delas, pois não pressiona as articulações. A caminhada também é indicada, mas deve ser feita sem que você se canse demais. A Yoga é ideal para as grávidas, pois seus exercícios respiratórios são úteis na hora do parto. Mas não esqueça de avisar ao seu instrutor de sua condição, pois existem algumas posições que devem ser evitadas durante a gravidez.
Pilates também é muito indicado para as grávidas. O método de baixo impacto ajuda a melhorar a circulação no abdômen e enrijece os músculos. E se você gosta de dançar, a dança do ventre também tem seus benefícios. Ela ajuda na preparação para o parto. Mas se você é daquelas que gosta de academia, evite os exercícios aeróbicos de alto impacto, agachamentos e abdominais após o primeiro trimestre. Até os primeiros três a quatro meses de gravidez você também pode pedalar. Mas depois disso, seu equilíbrio ficará mais difícil.
Deu para perceber que existem muitas atividades físicas que as grávidas podem praticar. Mas também existem aquelas não recomendadas. Algumas já foram mencionadas acima. Então, vamos enumerar mais algumas: esportes de contato, esqui, cavalgada, snowboard, levantamento de peso, corrida, mergulho e os esportes radicais. Deixe isso tudo para depois que seu bebê nascer.
Malhação para a futura mamãe
Quero Homenagear com esta matéria todas as futuras mamães que desejam manter a boa forma através da atividade física, incentivando-as à prática de exercícios, que são, além de seguros, muito benéficos também nesta fase.
- Ainda posso fazer ginástica agora que estou grávida?- Eu não me exercitava antes, mas agora que estou grávida quero começar um programa de exercícios. É possível? - Quais atividades são seguras e quais são arriscadas? - Quanto eu posso fazer?Essas são algumas das perguntas que as mulheres fazem sobre os exercícios quando ficam grávidas. Os exercícios durante a gravidez já foram considerados um tabu.As mulheres eram aconselhadas a ficar em pé o mínimo possível, levando uma vida sedentária.
Hoje, no entanto, isto mudou. Sendo a atividade física recomendada durante toda a gravidez pelos médicos, exceto para aquelas que apresentam complicações na gestação.
“A atividade física na gravidez é uma unanimidade! Mas, atenção! Para começar consulte seu médico!”
A prática regular de exercícios pode trazer muitos benefícios às futuras mamães. Muitos desconfortos comuns na gravidez, como a tendência à formação de varizes e dores nas costas entre outros, podem ser aliviados pela prática de exercícios.As grávidas podem aumentar a resistência cardiorespiratória e a resistência muscular, o que ajuda durante o trabalho de parto (principalmente no parto normal) e também fortalece e tonifica os músculos mais afetados durante a gestação: os músculos da pelve, os abdominais e lombo dorsais.Sem dúvida, um bom programa de exercícios pode ainda melhorara postura, causada pela inclinação anterior do quadril (projetandoa barriga para frente), através do fortalecimento dos músculos das costas, peito, ombros, barriga e nádegas. Os exercícios também melhoram a circulação sangüínea, reduzindo o inchaço e as cãibras nas pernas.
Manter-se ativa fisicamente, ajuda no controle de peso e promoveo bem estar e ânimo. Exercícios com a cintura e o quadril podem ajudar a controlar os músculos da bexiga e a prevenir a incontinência urinária. Enfim, a atividade física na gravidez é uma unanimidade! Mas, atenção! Para começar qualquer programa de exercícios nesta fase, até mesmo para atletas, é necessário a aprovação do médico que irá acompanhar o pré-natal.
Dicas importantes
- Exercite-se pelo menos 3x por semana; - Comece devagar e avance gradualmente no programa, sempre com o acompanhamento de um profissional;- Pare os exercícios e consulte o seu médico se sintomas incomuns aparecerem, como dores, tontura etc; - Não prenda a respiração durante os exercícios; - Retorne gradativamente a sua rotina de exercícios, um mês apóso parto; - Use roupas adequadas, que não apertem a barriga e outras que reforcem os seios; - Em clima quente, exercite-se em horários mais frescos;- Beba muita água;- Monitore o seu pulso, de acordo com a orientação do professor;- Não deite sobre a sua barriga após os três primeiros meses;- Não faça exercícios de alto impacto;- Cuidado com a intensidade dos exercícios. Ouça o seu corpo.
Atividades seguras
- Exercícios aeróbios como caminhada, natação, ciclismo, hidroginástica, entre outras; - Musculação ou ginástica localizada; - Alongamentos; - Ioga.
Todo exercício deve ser feito de forma personalizada, levando em consideração cada gravidez. Concluindo, o exercício pré-natal deve ser seguro e divertido. Ele pode beneficiar a sua saúde e boa forma não apenas durante a gravidez, mas também no parto e na recuperação pós-parto. Exercite-se com o consentimento do seu médico e o acompanhamento de um professor de educação Física, sempre de forma prudente para aproveitar bem os benefícios adquiridos
Nenhum comentário:
Postar um comentário